ÚLTIMAS NOTÍCIAS / EM PAUTA
 
Indicações e Requerimentos apresentados na 5ª ordinária
 
23/03/2022
Fonte: Suelen Camargo Gonschorovski - Jornalista/ MTB 52273SP
Matérias serão votadas na próxima sessão, em 28 de março
Crédito: Suelen Camargo Gonschorovski

Vereadores apresentaram indicações e requerimentos durante a quinta sessão ordinária, que ocorreu no dia 21 de março. As matérias passarão por discussão e votação única na próxima reunião, que ocorrerá em 28 de março. Confira o que cada vereador apresentou:


CARLOS ALBERTO DE SALES (CARLINHOS DO CANTINHO), CARLOS HENRIQUE DIAS BATISTA (CARLINHOS VILA) E MARCELA CARVALHO RODRIGUES 
Em parceria, os vereadores apresentam a Indicação nº 024/2022, solicitando ao Executivo que o mesmo possibilite a instalação de parque infantil e academia para terceira idade no bairro Santa Helena. Na mesma medida, pedem que sejam feitos serviços de jardinagem no pátio da Rodoviária de Faxinal.
Na mesma noite, os parlamentares ingressam com a Indicação nº 027/2022, solicitando que o Executivo viabilize a instalação de uma Praça Pet na cidade. O objetivo, conforme eles, é disponibilizar um espaço público e exclusivo para cães e gatos, fomentando a prática de hábitos saudáveis dos animais de estimação e interação com seus respectivos donos.


CARLOS HENRIQUE DIAS BATISTA
Com a Indicação nº 026/2022, o vereador pede que o Executivo Municipal verifique a possibilidade de construir um trevo de acesso à estrada das Três Barras e das Três Vendas. Conforme ele, no local, é intenso o fluxo de veículos e há escoamento de safra. “A construção de um trevo diminuiria os riscos que há na entrada e saída de veículos dessas duas localidades, proporcionando maior segurança aos motoristas”, comenta. Na mesma medida, o vereador solicita serviços de manutenção da estrada das Três Barras e colocação de pedra irregular. “Há trechos com muitos buracos, dificultando o trânsito de veículos e caminhões”, menciona.
Na mesma propositura, requer a instalação de telas e, também, pintura para a quadra de Faxinalzinho (Nova Altamira). Ainda, que o Executivo verifique a possibilidade de viabilizar reforma para o Salão Comunitário da Vila Rural em Nova Altamira. 
Na mesma noite, o parlamentar ingressou com o Requerimento nº 005/2022. Com a medida, ele requer que a Mesa Diretora do Legislativo convide a secretária municipal de Educação, Eliane Felício de Souza Tonin, para discorrer, em reunião ordinária, sobre assuntos variados, como o início das aulas no ensino municipal, contrações de professores, reformas das escolas, aumento salarial dos professores, transporte escolar e os projetos que serão desenvolvidos no ano de 2022.


ÉDI WILLIAN MOREIRA DOS SANTOS
O vereador apresenta a Indicação nº 028/2022, solicitando que o Executivo possibilite a confecção de uniformes, como camiseta, crachás e chapéus para a identificação dos agentes de saúde. “A utilização de uniformes é essencial para ajudar a população a reconhecer os agentes”, afirma. O parlamentar ainda pede que que seja disponibilizado protetor solar para uso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s), para a utilização durante o trabalho exposto ao sol. Na mesma medida, requer a contratação de uma frente de trabalho para a limpeza de terrenos baldios. Ele sugere que a Prefeitura viabilize a limpeza dos locais e lance a cobrança dos serviços no carnê de IPTU dos donos das propriedades. 


MARCELA CARVALHO RODRIGUES
A vereadora apresenta a Indicação nº 021/2022, solicitando ao Executivo que possibilite a instalação de um espelho convexo de alta qualidade na Rua Claudemiro Gonçalves Moreira, em seu cruzamento com a Avenida Brasil. Ela sugere que a instalação ocorra na esquina do 40 Country Club e esquina do Mercado Legufrutas.


PAULO VITOR PORTELA
O vereador e presidente da Casa apresenta a Indicação nº 025/2022, solicitando que o Executivo viabilize parquinho infantil e academia para a terceira idade no Jardim Adran. “É fundamental promover novas opções para que a população possa se exercitar e se divertir ao ar livre, com qualidade”, afirma o parlamentar. Paulinho sugere que a estrutura seja montada em um espaço pertencente à Rua Deodoro Antunes Ribeiro, que é de propriedade do Município. “O local necessita de cuidados contínuos, como roçagem, além da retirada de lixo e entulhos, que são frequentemente depositados pela população. A construção desta área de lazer contribuiria para preservar a ordem e limpeza do local”, acredita.
Na mesma proposição, o presidente do Legislativo solicita que o Executivo verifique a possibilidade de estabelecer uma parceria entre o Município de Faxinal e o “Sistema S de Ensino”. O sistema, conforme ele, pertence a grupos de organizações voltadas à educação profissional, entre eles, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Há, ainda, uma integração com grupos ligados à prestação de serviços na área do bem-estar social, como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Paulinho explica que, com a parceria, seria possível ofertar cursos profissionalizantes a adolescentes, possibilitando a inserção dos mesmos no programa Jovem Aprendiz. “Para ser contratado, o jovem aprendiz deve estar matriculado em um curso profissionalizante. Ao ofertar esse tipo de capacitação, estaremos ampliando o conhecimento e as oportunidades no mercado de trabalho dos nossos jovens”, explica. 


PAULO VITOR PORTELA E SUEDER MARTINS DE SOUZA
Em parceria, os vereadores apresentam o Requerimento nº 006/2022, solicitando que a Mesa Diretora do Legislativo viabilize Moção de Aplausos ao senhor Lindomar Goulart, por conquistar o primeiro lugar na modalidade Cutiano – montaria de cavalos, em rodeio que ocorreu na cidade de Vera Cruz (SP). Os parlamentares mencionam que Lindomar tem levado o nome de Faxinal a todos os estados do Brasil. “Por onde passa, tem encantado as pessoas com as suas montarias. Tem representado muito bem a nossa cidade e esse tipo de esporte”, salientam. Com exceção das demais proposituras constantes no expediente da noite, o Requerimento nº 006/2022 foi apresentado e aprovado em discussão e votação única.


SUEDER MARTINS DE SOUZA
Com a Indicação nº 029/2022, o vereador solicita ao Executivo que possibilite a reativação de atendimento médico na Vila Imperatriz, que havia sido interrompido durante o período de pandemia. “Aquela comunidade requer atendimento local, evitando longos deslocamentos até a região central”, acrescenta.
Para a mesma localidade, o parlamentar ainda sugere que seja construída uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou salas específicas para atendimento médico. “Além de acolher os moradores do bairro, seria possível atender pessoas que moram na zona rural e também turistas que, frequentemente, circulam por ali, devido aos pontos turísticos localizados nas proximidades”, considera.

 
 Galeria de Fotos
Matrias sero votadas na prxima sesso, em 28 de maro
 
 Outras Notícias
» Confira as matérias aprovadas na 13ª sessão ordinária
» Indicações apresentadas durante a 13ª sessão ordinária
» Empresa que administra o Hospital Municipal presente na 13ª ordinária
» Matérias aprovadas direcionam pedidos ao Executivo
» Proposições apresentadas na 12ª ordinária
» Em votação única, vereadores aprovam indicações na 11ª ordinária
VER TODAS
 
VEREADORES

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta - Das 9h às 11h | 13h às 17h

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 19/05/2022 10:51:57