ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SEGURANÇA NOS BANCOS
 
Caixas eletrônicos devem contar com vigilância armada
 
03/12/2018
Fonte: Suelen Camargo Gonschorovski - Jornalista/ MTB 52273SP

 

Da vereadora Marcela Carvalho Rodrigues (PSD), o Projeto de Lei (PL) nº 059/2018 determina que instituições bancárias públicas ou privadas, além de cooperativas de crédito, todas localizadas em Faxinal, contratem vigilância armada para atuar no horário de funcionamento dos caixas eletrônicos, inclusive, durante os finais de semana e feriados.

 

A medida foi aprovada em primeira e segunda votação na sessão ordinária de 3 de dezembro e seguiu para sanção do prefeito municipal. Vigilantes que atuam na área compareceram à reunião para acompanhar a votação da propositura.

 

Conforme texto da matéria, os vigilantes contratados devem ser pessoas adequadamente preparadas, com cursos de formação para exercer a atividade, devendo estar de acordo com a legislação referente ao assunto. O projeto ainda menciona que, durante o horário de trabalho, os vigilantes deverão "permanecer no interior da instituição bancária ou da cooperativa de crédito, em local que possam se proteger durante a jornada de trabalho". Além disso, deverá haver um botão de pânico e terminal telefônico para que, em caso de ocorrência, os mesmos possam acionar rapidamente a polícia. O dispositivo ainda deverá ligar "sirene de alto volume no lado externo do estabelecimento para chamar a atenção de transeuntes e afastar delinquentes de forma preventiva a cada acionamento". Ainda de acordo com a matéria, para que o botão de pânico opere vinculado ao esquema de segurança, o Município deverá firmar convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná.

 

A propositura também determina que as instituições bancárias e as cooperativas de crédito instalem escudo de proteção ou cabine para guardas ou vigilantes. A estrutura deve ter dois metros de altura, com assento apropriado. Câmeras de circuito interno para gravação de imagens deverão estar instaladas em todos os acessos destinados ao público e em locais estratégicos, nos quais seja possível visualizar o funcionamento e a movimentação de pessoas em seu interior.

 

Em caso de não cumprimento da legislação, será aplicada advertência, em primeira incidência, e multas enquanto não houver a regularização.

 

De acordo com a autora do projeto, esta é uma tentativa de garantir maior segurança tanto aos profissionais que trabalham na área quanto à população. “Queremos que os nossos moradores se sintam seguros, sem medo de realizar saques em horários noturnos ou durante finais de semana e feriados”, frisou a parlamentar.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Maria Raimunda recebe Título de Cidadã Honorária de Faxinal
» Projeto incentiva pesquisa científica e tecnológica
» Paulinho Portela é eleito novo presidente da Câmara
» Liberados R$ 260 mil para melhorias no trânsito
» Título de Cidadã Honorária a Maria Raimunda
» Isenção de taxas para quem presta serviço à Justiça Eleitoral
VER TODAS
 
VEREADORES

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta - Das 9h às 11h | 13h às 17h

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 05/12/2018 17:08:05