ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Projeto adequa denominação de ruas do Município
 
12/07/2022
Fonte: Suelen Camargo Gonschorovski - Jornalista/ MTB 52273SP
Vereador Paulinho Portela, um dos autores da propositura
Crédito: Suelen Camargo Gonschorovski

A Câmara Municipal de Faxinal aprovou, na 19ª sessão ordinária, o Projeto de Lei (PL) nº 020/2022, que adequa algumas inconsistências na nominação de ruas da cidade, dando novos nomes a vias do Município. Com isso, será possível atualização para expedir o Mapa 2022 da cidade. A propositura é de autoria dos vereadores Paulo Vitor Portela (PSL), Édi Willian Moreira dos Santos (PSL) e Clarice de Fátima Portella (MDB). O PL foi aprovado em segunda e última votação no dia 11 de julho.


Os novos nomes são de moradores pioneiros e de grande importância para a comunidade Faxinalense. Confira as mudanças na legislação: 


A Rua Otto Bonfinger passa a ser escrita da maneira correta, sendo Rua Otto Bofinger.


Fica denominada como Rua José Maria de Castro, a Rua Projetada L, Setor 33, do Loteamento Casarin, Faxinal/PR.


Fica denominada como Rua Pioneira Rosa Rapsan Alves de Souza, a Rua Projetada L, Setor 34, do Residencial Bella Casa II, Faxinal/PR. A Rua Projetada L é continuação da Rua Pioneira Rosa Rapsan Alves de Souza.


Fica denominada como Rua Cornélio de Oliveira, a Rua Projetada 4, Setor 30, do Residencial do Lago, Faxinal/PR. Conforme a propositura, Cornélio de Oliveira, nasceu em 03 de outubro de 1924, na cidade de Cerro Azul (PR). Filho de Mariano Jorge de Oliveira e Rita Maria do Espírito Santo. Mudou-se para Faxinal em 1959. Casou-se com a Edília Ribeiro de Lima, com quem teve seis filhos: Eva, Osvaldino, Lerci, Nelci, Lucenir e Adenilson. Foi caminhoneiro até o ano de 1971, e em 1972, passou a integrar o quadro de funcionários públicos da Prefeitura Municipal de Faxinal. Após a morte da sua esposa, casou-se novamente, em 1975, com Bianca Zeni. Aposentou-se em 1991. Conforme o projeto, era conhecido como “Cornélio Manco”. Morreu em 16 de julho de 2003. “Foi um exemplo de esposo, pai, avô e bisavô. Homem honesto, amoroso com todos e de muita fé. Deixou 14 netos, 13 bisnetos e um tataraneto”, afirmam os autores.


Fica denominada como Rua Artur Fontoura de Faria, a Rua Projetada 13, Setor 30, do Residencial do Lago, Faxinal/PR. De acordo com o texto, Artur Fontoura de Faria nasceu em 2 de novembro de 1941, na cidade de Ortigueira (PR). Mudou-se para Faxinal na década de 1960. Passou a integrar o quadro de servidores Prefeitura Municipal de Faxinal, na função de vigia. Desempenhou esta função por 29 anos, até a sua aposentadoria. Foi casado com Ana Maria de Jesus de Oliveira, com teve sete filhos. Morreu em 23 setembro 2015.


Fica denominada como Rua Maria de Sousa Santos, a Rua Projetada 5, Setor 35, do Residencial Alceu Justus, Faxinal/PR. Maria de Sousa Santos nasceu em 13 de janeiro de 1935, em Faxinal-PR, antes mesmo da criação do município. Casou-se com João Ricardo dos Santos, com quem teve sete filhos: Ana (in memorian), Vandir, Ernesto, Orlando, Waldemar, Oliveira e Alderico (in memorian). Trabalhou a vida toda no lar e na lavoura, ajudando o seu marido. Após muitos anos na lavoura, aposentou-se e se mudou para a cidade. Morreu em seis de março de 2013, deixando sete filhos e dezenas de netos e bisnetos. “Foi um exemplo de honestidade, humildade e alegria, muito católica, deixou uma lição de vida para todos”, destacam os vereadores.

 
 Galeria de Fotos
Vereador Paulinho Portela, um dos autores da propositura Vereador di Willian, um dos autores da propositura Vereadora Clarice tambm  autora da propositura
 
 Outras Notícias
» PL instiui Ecopontos para destinação correta de resíduos
» Indicações aprovadas na 9ª sessão ordinária
» Vereadores apresentam indicações e requerimentos na 9ª ordinária
» Indicações aprovadas na 8ª sessão ordinária
» Indicações e requerimentos apresentados na 8ª ordinária
» Presidente Sueder comenta sobre atividades na nova sede da Câmara
VER TODAS
 
VEREADORES

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda a sexta das 9:00hs às 11:00hs e das 13:00hs às 17:00hs

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 19/04/2024 10:26:18