ÚLTIMAS NOTÍCIAS / EM PAUTA
 
Vereadores aprovaram requerimentos e indicações na 19ª ordinária
 
12/07/2022
Fonte: Suelen Camargo Gonschorovski - Jornalista/ MTB 52273SP
Leitura das matérias em pauta
Crédito: Suelen Camargo Gonschorovski

Vereadores se reuniram para a 19ª sessão ordinária, em 11 de julho. Devido ao período de recesso parlamentar, que ocorrerá entre os dias 18 e 31 de julho, houve a dispensa do interstício regimental. Com isso todos os requerimentos e indicações passaram por discussão e votação única. Confira as medidas:


CARLOS HENRIQUE DIAS BATISTA – CARLINHOS VILA
Por meio da Indicação nº 070/2022, solicita melhorias para o trânsito da cidade, com a instalação de placas de sinalização, além da realização de pintura das faixas de pedestres, principalmente, nas ruas do Residencial Vale Verde. “Em diversos pontos, não há placas de sinalização e as faixas estão apagadas. Ao fazer tais melhorias, proporcionaremos maior segurança à população, evitando riscos de acidentes”, diz. Na mesma medida, o parlamentar solicita que o Executivo verifique a possibilidade de disponibilizar um ônibus para transporte das mulheres integrantes do grupo da terceira idade. Carlinhos menciona a rota a ser percorrida pelo veículo, em todas as terças-feiras, iniciando pela praça do JK e percorrendo por todos os pontos, até o Centro do Idoso. Após, aponta o vereador, é preciso levar as mulheres à quadra do Jardim Nossa Senhora de Fátima.


CARLOS HENRIQUE DIAS BATISTA E SUEDER MARTINS DE SOUZA
Em parceria, os vereadores solicitam, por meio da Indicação nº 072/2022, que o Executivo viabilize dois redutores de velocidade para a Rua Eurides Rodrigues da Silva, próximo à esquina com a Rua Adelino Olegário de Proença. Segundo eles, carros e motos circulam em alta velocidade pela via, gerando riscos de acidente e atropelamento de crianças e idosos. “No local, há pedestres que atravessam a via para irem à escola e muitos que circulam pela rua. A instalação dos redutores é um pedido constante daqueles moradores que, inclusive, já utilizaram as redes sociais para se manifestar”, mencionam.


ÉDI WILLIAN MOREIRA DOS SANTOS
Com o Requerimento nº 023/2022, solicita ao Executivo que encaminhe a escala de atendimento dos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “A população tem reclamado, dizendo que, em alguns dias, não há médico disponível em nenhuma unidade de saúde do Município”, aponta. Ainda requer que seja feita notificação das empresas que prestam serviço rodoviário de transportes na cidade de Faxinal. O motivo, segundo o vereador, é que há relatos de que algumas empresas têm realizado a venda de passagens e não têm atendido aos passageiros nos horários marcados devido à falta de demanda. “Com isso, muitos passageiros ficam sem transporte e acabam perdendo os seus compromissos”, destaca o parlamentar.
No mesmo documento, também pede a notificação dos Correios para que os mesmos passem a entregar correspondências aos moradores dos bairros Vila Nova, Vila Velha, Jardim Casarin 1 e Residencial do Lago. Ainda pede ao Executivo que forneça informações atualizadas do mapa da cidade para o Google. Dessa maneira, ele explica, a empresa poderá realizar a atualização dos dados de GPS do Município. 
Ainda, com a Indicação nº 073/2022, requer que o Executivo possibilite a retirada das “tartarugas” colocadas nas ruas preferenciais do Centro e também pintura nova da sinalização horizontal. “A pintura atual deixa os motoristas desorientados em relação à sinalização de trânsito, necessitando de adequações”, menciona.
Também pede a viabilização de tapa-buracos na Rua Cândido Bastiani, próximo ao Posto Brandão, e nas ruas do Jardim Nutrimil e JK. Ainda na indicação, o vereador sugere melhorias na grade de atendimentos médicos nas UBS’s. Ele salienta que é preciso preencher todos os horários, evitando espaços em branco, a fim de que a população tenha sempre médicos disponíveis para atendimento.
Por meio da Indicação nº 076/2022, solicita serviços de manutenção para as esquinas da Rua Vital Brasil, entre a Igreja Maria Mãe da Unidade e a Rua Cândido Portinari. “Há muitas pedras soltas  e causam perigo para os motoqueiros”, descreve. Também pede que seja feita pintura indicativa dos nomes das ruas nos bairros da cidade, com o objetivo de facilitar a localização dos moradores, visitantes e turistas. Ainda, que seja feito recapeamento das ruas do Residencial Casavechia.


ÉDI WILLIAN MOREIRA DOS SANTOS E MARCELA CARVALHO RODRIGUES
Com a Indicação nº 075/2022, os vereadores sugerem, ao Executivo, a construção de travessias elevadas na frente das escolas Professor Augusto Balhs, Tancredo Neves, Cecília Meireles, Érico Veríssimo e Elza Davantel Cabral. O objetivo é proporcionar maior segurança aos alunos e pedestres que circulam pelos locais citados.


MARCELA CARVALHO RODRIGUES 
Com a Indicação nº 069/2022, solicita que o Executivo possibilite a colocação de bancos para pacientes que aguardam atendimento na UBS próxima à Cocari. “Muitos moradores chegam cedo e ficam aguardando em pé, na calçada”, descreve. Ainda na propositura, requer serviços de manutenção para os pontos de ônibus, com a viabilização de calçada para os locais onde não há.
Também com o Requerimento nº 025/2022, a vereadora requer que a Mesa Executiva encaminhe ofício ao Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, solicitando que seja verificada a possibilidade de implantar, em Ivaiporã, um Batalhão da Polícia Militar e transformar o pelotão da Polícia Militar (PM) de Faxinal em companhia independente. Ela pede que, com as mudanças, Faxinal passe a contar com uma equipe da Rotam e uma equipe de P2. Ainda requer a realização de melhorias no atual prédio da PM de Faxinal. 
Com o Requerimento nº 026/2022, Marcela solicita, ao Executivo, a prorrogação da data de vencimento da parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022. “Muitos munícipes recebem o salário na segunda quinzena do mês e acabam perdendo o desconto de 20% para pagamento da cota única IPTU”, explica.


PAULO VITOR PORTELA
Com o Requerimento nº 071/2022, o vereador e presidente da Casas requer ao Executivo que possibilite a atualização, conforme inflação, dos repasses das subvenções dos lares de permanência de idosos de Faxinal. Ele aponta que, atualmente, o município conta com dois lares ativos. Um deles é o Lar Pastor Luiz Santiago e o outro, o Lar São Vicente de Paula. “O Município tem repassado mensalmente uma subvenção a cada um dos lares, mas, desde quando foi firmado o termo de colaboração, por volta do ano de 2017, os valores não foram atualizados, gerando uma defasagem muito grande”, relata. Paulinho frisa que, em decorrência da inflação gerada pela pandemia e guerra, os produtos de consumo básico sofreram aumento considerável. “Agora, o custo para manter um idoso em longa permanência está muito alto e, por isso, as instituições necessitam de uma atenção especial por parte do poder público”, salienta.


MARCELO FABIANO DOS SANTOS
O vereador sugere ao Executivo, por meio da Indicação nº 074/2022, a construção de um monumento da Bíblia Sagrada no local onde será feito um canteiro na rotatória da Igreja Maria Mãe da Unidade. “A bíblia sagrada representa todas religiões, principalmente, a católica e evangélica, sendo reconhecida por todos como a palavra de Deus, Espírito e Vida. É uma carta de amor de Deus para toda a humanidade”, frisa o parlamentar.

 
 Galeria de Fotos
Leitura das matrias em pauta Vereador Marcelo Fabiano dos Santos - Katarino Vereadora Clarice de Ftima Portella Vereador Ozias Marcelino de Souza Vereador di Willian Moreira dos Santos Vereadora Marcela Carvalho Rodrigues Vereador Carlos Alberto de Sales Vereadora Sueder Martins de Souza Vereador Carlos Henrique Dias Batista - Carlinhos Vila Presidente do Legislativo, Paulo Vitor Portela
 
 Outras Notícias
» Indicações aprovadas na 9ª sessão ordinária
» Vereadores apresentam indicações e requerimentos na 9ª ordinária
» Indicações aprovadas na 8ª sessão ordinária
» Indicações e requerimentos apresentados na 8ª ordinária
» Presidente Sueder comenta sobre atividades na nova sede da Câmara
» Indicações e requerimentos aprovados na 7ª ordinária
VER TODAS
 
VEREADORES

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda a sexta das 9:00hs às 11:00hs e das 13:00hs às 17:00hs

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 18/04/2024 15:21:07