ÚLTIMAS NOTÍCIAS / EM PAUTA
 
Vereadores apresentam Indicações e Requerimentos na 26ª ordinária
 
16/09/2021
Fonte: Suelen Camargo Gonschorovski - Jornalista/ MTB 52273SP
Integrantes da Mesa Diretora, presidida por Paulinho Portela
Crédito: Suelen Camargo Gonschorovski

Vereadores se reuniram, no dia 13 de setembro, para a 26ª sessão ordinária. Com trabalhos conduzidos pelo presidente da Casa, Paulo Vitor Portela (PSL), a reunião contou com a apresentação de indicações e requerimentos no período de expediente. Conforme o presidente, as medidas vão passar por discussão e votação única na próxima ordinária, que vai ocorrer no dia 20 de setembro. Confira as matérias:


CARLINHOS DO CANTINHO DO CORAÇÃO E CARLINHOS VILA
Em parceria, os vereadores Carlos Henrique Dias Batista (Carlinhos Vila) e Carlos Alberto de Sales (Carlinhos do Cantinho do Coração) apresentaram o Requerimento nº 040/2021 à Mesa Diretora do Poder Legislativo. Eles pedem que seja encaminhada Moção de Aplausos ao presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Faxinal, pastor Cleber Miralvo Miranda. O reconhecimento, segundo os autores da propositura, é pelos relevantes serviços prestados à municipalidade faxinalense.


CARLINHOS VILA E KATARINO
Em parceria, os vereadores Carlos Henrique Dias Batista (Carlinhos Vila) e Marcelo Fabiano dos Santos (Katarino) apresentaram a Indicação nº 092/2021. Com a medida, eles sugerem ao Poder Executivo que o mesmo, via Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, viabilize a instalação de um ponto de ônibus no distrito de Nova Altamira (Faxinalzinho). Conforme os vereadores, a estrutura, além de apoio para os moradores que aguardam o transporte público, também servirá de abrigo para pacientes enquanto esperam os veículos da Secretaria Municipal de Saúde. “Essas pessoas aguardam, de madrugada, o transporte da Saúde, quando precisam de atendimento médico fora do município. Por isso uma estrutura para espera seria muito importante”, explicam.


CLARICE DE FÁTIMA PORTELLA
A vereadora ingressa com a Indicação nº 094/2021, solicitando ao Chefe do Poder Executivo que viabilize serviços de manutenção asfáltica para a Rua 31 de março, principalmente, no trecho final. “Esta parte da via está em péssimas condições de tráfego e é alvo constante de reclamações dos motoristas e moradores daquela localidade”, relata. Também solicita que seja instalado um redutor de velocidade na Rua José Maria Bueno, no ponto entre ruas Bento Morais e Padre José Kotlinsk. 
Na mesma medida, pede que o setor competente da prefeitura possibilite recolhimento de folhas e entulhos que ficam na frente das residências. “Esses materiais são depositados em sacos plásticos, mas os lixeiros não fazem a retirada. Tal fato tem sido alvo de muitas reclamações da população”, diz a vereadora.


ÉDI WILLIAN MOREIRA DOS SANTOS
O parlamentar apresenta o Requerimento nº 041/2021, requerendo que o Poder Executivo envie informações sobre a empresa proprietária da torre localizada próximo à Igreja São João Batista, no distrito de Nova Altamira (Faxinalzinho). Édi Willian relata que, de acordo com a operadora de telefonia Tim, há a possibilidade de se firmar parceria com a detentora da torre mencionada para ampliar sinal de celular para aquela localidade. O vereador informa que os locais contemplados seriam Nova Altamira, Vila Rural Ismael Pinto Siqueira e demais bairros rurais, como as Três Barras. 
Na mesma medida, Édi Willian pergunta sobre a viabilidade de implantar câmeras no Cemitério Municipal. O objetivo, conforme ele, é evitar que atos de depredação ocorram no local.
Na mesma noite, o vereador ingressou com a Indicação nº 093/203, solicitando ao Executivo que disponibilize um veículo para atendimento exclusivo dos lares de longa permanência para idosos. A necessidade é que o transporte esteja diariamente disponível para atendimento nesses locais. 
O vereador ainda pede que o Executivo verifique a possibilidade de requalificar os repasses para os lares de longa permanência para idosos de Faxinal. Ele diz que, atualmente, o valor repassado pelo Município não possibilita atendimento de qualidade aos idosos, nem supre as suas reais necessidades.


MARCELA CARVALHO RODRIGUES
Com a Indicação nº 095/2021, a vereadora solicita ao Executivo Municipal que viabilize manutenção asfáltica das ruas do Conjunto Vale Verde, Conjunto Pedro Gonçalves da Luz, além da Rua Yani de Oliveira Munhoz, no ponto localizado entre as ruas Eurides Cavalheiro de Meira e Deodoro Antunes Ribeiro. Ela pede o mesmo trabalho para a Rua Tolstoy Mantovani, próximo à residência de número 221 e também a Rua Cândido Bastiani. 
Ainda requer que o Executivo determine a marcação de faixas de pedestre na Rua Antônio Garcia da Costa ou que instale uma travessia elevada para pedestres. Ainda que seja verificada a possibilidade de implantar parede de escalada para rapel na orla do Lago Saracura. Ela diz que esse tipo de esporte é muito praticado nas cachoeiras do município e, por isso, seria de grande importância para a população.


OZIAS MARCELINO DE SOUZA
O vereador apresenta o Requerimento nº 039/2021, solicitando ao Executivo que acione o departamento jurídico para verificar a possibilidade de diminuir para 40% o percentual cobrado pela Sanepar referente à taxa de esgoto. Ele afirma que, atualmente o serviço está sendo taxado pela empresa em 80% sobre o consumo de água e isso, conforme ele, encarece muito a conta de água da população.

 
 Galeria de Fotos
Integrantes da Mesa Diretora, presidida por Paulinho Portela Presidente da Cmara, Paulo Vitor Portela Vereadora Marcela Carvalho Rodrigues Vereador Ozias Marcelino de Souza Vereador Sueder Martins de Souza Vereador Carlos Henrique Dias Batista Vereadora Clarice de Ftima Portella Vereador di Willian Moreira dos Santos Vereador Carlos Alberto de Sales
 
 Outras Notícias
» PL instiui Ecopontos para destinação correta de resíduos
» Indicações aprovadas na 9ª sessão ordinária
» Vereadores apresentam indicações e requerimentos na 9ª ordinária
» Indicações aprovadas na 8ª sessão ordinária
» Indicações e requerimentos apresentados na 8ª ordinária
» Presidente Sueder comenta sobre atividades na nova sede da Câmara
VER TODAS
 
VEREADORES

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda a sexta das 9:00hs às 11:00hs e das 13:00hs às 17:00hs

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 19/04/2024 10:26:18