ÚLTIMAS NOTÍCIAS / EM PAUTA
 
Indicações e requerimentos apresentados na 4ª ordinária
 
22/03/2021
Fonte: Suelen Camargo Gonschorovski - Jornalista/ MTB 52273SP
Crédito: RICH MELLO

 

Acompanhando o Decreto Estadual nº 6.983/2021, que estabele medidas restritivas para evitar o avanço do novo coronavírus, a Câmara de Faxinal suspendeu as sessões ordinárias entre os dias 1º e 15 de março. Neste período, houve a realização de reuniões extraordinárias, já que, nesta modalidade, é possível maior distanciamento, evitando aglomerações. No dia 22 de março, vereadores retomaram os trabalhos ordinários e, com as medidas necessárias de segurança, reuniram-se para a quarta sessão ordinária. Na ocasião, houve a apresentação de indicações e requerimentos. 


Por terem caráter de urgência, os requerimentos nº 009/2021 e 011/2021 passaram por votação, com aprovação unânime na quarta ordinária. As demais matérias apresentadas passarão por votação na próxima sessão, que ocorrerá no dia 29 de março. Confira as proposituras em pauta:


CARLOS ALBERTO DE SALES E ÉDI WILLIAN MOREIRA DOS SANTOS
Em parceria, os vereadores apresentam a Indicação nº 026/2021. Com a medida, eles solicitam ao Executivo que o mesmo viabilize a retirada de veículos que estão abandonados ou desmontados nas ruas da cidade. “Por estarem parados nas vias, esses veículos oferecem riscos de acidentes e, além disso, podem causar acúmulo de água, gerando oportunidade para criadouros do mosquito da Dengue”, alertam os parlamentares.


CARLOS HENRIQUE DIAS BATISTA (CARLINHOS VILA)
Com a Indicação nº 025/2021, o vereador solicita ao Executivo Municipal que verifique a possibilidade de viabilizar asfalto para a Rua Floriano Peixoto, no distrito de Nova Altamira. “Esta é uma rua muito importante para o desenvolvimento local, pois nela estão localizadas igrejas, colégio estadual e municipal, além do Centro Municipal de Educação Infantil [CMEI]”, ressalta. Pede ainda que seja feita reforma no Salão Comunitário da Vila Rural, distrito de Nova Altamira (Faxinalzinho). “A estrutura não recebe melhorias há muito tempo e, por isso, tem apresentado vários problemas”. Ainda para a Vila Rural, pede que o Executivo verifique a possiblidade de implantar uma Academia da Terceira Idade. O intuito, explica o vereador, é contribuir com a qualidade de vida dos moradores da localidade. Na mesma propositura, o parlamentar requer a instalação de bebedouro na praça José Estanislau Bordignon e que haja um ambiente com cobertura, além de banco para descanso. “A população que frequenta a praça e pratica atividades físicas necessita de hidratação, local para repouso, além de proteção contra sol forte e chuva”, salienta.


CLARICE DE FÁTIMA PORTELLA
A vereadora apresenta a Indicação nº 024/2021, requerendo ao Executivo Municipal que possibilite a contratação de garis para executarem a limpeza das vias da cidade. “Temos recebido inúmeras reclamações dos moradores e dos comerciantes, relatando que as ruas estão muito sujas”, descreve a parlamentar. 


ÉDI WILLIAN MOREIRA DOS SANTOS
O vereador ingressa com o Requerimento nº 010/2021, por meio do qual, requer ao Executivo que realize a divulgação dos locais de destinação de alguns tipos de lixo. Ele explica que, mesmo havendo cobrança da taxa de lixo, alguns materiais não são recolhidos pela equipe que faz a coleta e, desta forma, os munícipes não sabem como fazer a destinação correta, acumulando lixo em frente às suas residências e também nas ruas. Na mesma propositura, requer que seja notificada a loteadora do Conjunto Alceu Justus para que faça sinalização vertical de trânsito no local.
Na mesma noite, o vereador apesentou o Requerimento nº 011/2021, requerendo que a Mesa Diretora do Poder Legislativo encaminhe Moção de Apoio à Frente Parlamentar contra a construção de pedágios no norte do Paraná e demais pontos do estado. Édi Willian diz que o intuito é unir forças contra a não aprovação de 15 novas praças de pedágio no estado, pois ele acredita que os valores que serão praticados pelas concessionárias irão sufocar o desenvolvimento regional do Vale do Ivaí.
Na mesma noite, o parlamentar ingressou com a Indicação nº 027/2021, solicitando ao Executivo que coloque os professores como prioridade na fila de vacinação contra a Covid-19. Dessa forma, ele acredita que haverá maior segurança, possibilitando retorno das aulas e evitando maior perda de conteúdo para os alunos. Também pede que os policiais sejam incluídos na lista de prioridade na imunização contra a Covid-19, pois os mesmos atuam na linha de frente, tendo contato com possíveis portadores do vírus. O parlamentar ainda solicita o prolongamento das datas de vencimentos dos alvarás e IPTU, pois, com a pandemia e o lockdown, muitas empresas e funcionários tiveram perdas consideráveis nos seus vencimentos, dificultando os pagamentos dos impostos municipais nos prazos estabelecidos. 
Ainda requer a compra de materiais de primeiros socorros, colares cervicais e macas para todas as ambulâncias e também que seja disponibilizado um técnico de enfermagem para se deslocar do hospital até o ponto onde será necessário o atendimento. “Várias vezes, o atendimento a vítimas de acidentes foi realizado de maneira improvisada em decorrência da falta de materiais necessários para realizar os procedimentos”, relata. Também pede alteração no horário de funcionamento do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)). Ele indica que a abertura ocorra durante os sábados e domingos, permanecendo fechado nas segundas e terças-feiras, já que a maior movimentação de turistas ocorre aos finais de semana. 
O vereador também pede que seja feito um reperfilamento das ruas do bairro Jardim Casavechia, pois, segundo ele, o tempo deteriorou o asfalto, causando muitos buracos, inclusive dificultando a locomoção de pessoas com necessidades especiais que moram no local. Por meio da Secretaria Municipal de Obras, pede que seja feita pintura nos postes com os nomes das ruas. Ele indica que esse trabalho ocorra nos seguintes bairros: Jardim Los Angeles, Santa Helena e Bela Vista. “Nessas localidades, há falta de sinalização e as informações estão incorretas nos GPS’s”, explica. Solicita ainda ao Executivo que, em eventuais decretos restritivos, a lotação mínima das igrejas não seja inferior à lotação de bares, restaurantes, lanchonetes e afins.


MARCELA CARVALHO RODRIGUES
A vereadora apresenta a Indicação nº 022/2021, solicitando ao Executivo que, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, viabilize manutenção asfáltica para a Rua Yani de Oliveira Munhoz, na quadra da Igreja Assembleia de Deus. “Devido às chuvas e ao alto fluxo de veículos, houve a formação de buracos no asfalto, sendo necessárias adequações”, relata. Ela também requer ao Executivo que, via Secretaria Municipal de Saúde, faça a contratação de mais um profissional de terapia ocupacional para atender aos munícipes. “Já temos uma profissional, mas a demanda é muito grande e a fila de espera é longa e demorada”, explica.


MARCELO FABIANO DOS SANTOS (KATARINO)
O parlamentar apresenta o Requerimento nº 009/2021, solicitando ao Executivo que envie oficio ao governador do Estado do Paraná, ao Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, relatando a preocupação existente com relação à segurança pública estadual. “Esse setor está passando por um dos piores momentos da história em relação à quantidade de efetivos, defasagem de salários e pressão social”, afirma o vereador. 
Katarino salienta que a classe policial do Estado é a última barreira entre uma sociedade pacífica e o caos, e, conforme ele, a situação dessa classe tem se agravado nos últimos, sendo necessária a intervenção das autoridades para mudar o cenário. Katarino ainda destaca que, atualmente, o efetivo policial está deficitário, trabalhando com apenas 50% de sua real necessidade. “A tendência é que esses dados sejam piores, pois há mais policiais saindo do que entrando no quadro de efetivos. E o motivo é a falta de incentivo na carreira, além das precárias condições de trabalho”, diz. 
O vereador ainda relata que a classe policial está há cinco anos sem receber correção salarial, o que, segundo ele, representa cerca de 30% de perda do poder aquisitivo para a categoria. Além disso, ele diz que, por meio do Paraná Previdência, o estado passou a descontar a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas, que anteriormente eram isentos.

 

OZIAS MARCELINO DE SOUZA
O parlamentar apresenta a Indicação nº 023/2021, solicitando ao Executivo que, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, viabilize cascalhamento da estrada das Três Vendas, desde a Avenida São Pedro até a BR 272. “Devido às chuvas e às atividades de colheita das safras, a estrada precisa de melhorias para melhorar as condições de tráfego”, diz.


PAULO VITOR PORTELA
O vereador e presidente da Casa de Leis ingressa com a Indicação nº 028/2021, sugerindo ao Executivo Municipal que, em homenagem aos irmãos Hebert Bartz e Ulrich Bartz, conceda ao novo Parque Industrial o nome de “Parque Industrial Hebert e Ulrich Bartz” ou “Parque Industrial Irmãos Bartz”. “Essa homenagem é o reconhecimento público dos pioneiros do 'Plantio Direto na Palha', iniciado no Paraná, alcançando o Brasil e, posteriormente, a América Latina, espalhando-se para o mundo todo, fato que transformou a forma do plantio de grãos”, descreve o presidente.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Instituído Setembro Caramelo para incentivar adoção de animais
» Aprovado Título de Cidadão Honorário ao pastor Cleber Miranda
» Indicações e requerimentos aprovados na 5ª sessão
» Indicações e requerimentos apresentados na 5ª ordinária
» Vereadores que estavam licenciados reassumem cargo na Câmara
» Em discussão e votação única, vereadores aprovam indicações na 4ª sessão
VER TODAS
 
VEREADORES

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda a sexta das 9:00hs às 11:00hs e das 13:00hs às 17:00hs

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 26/03/2024 15:43:47