ÚLTIMAS NOTÍCIAS / NOMES DE RUA
 
PL denomina vias do Residencial Rodolfo Canhette
 
08/12/2021
Fonte: Suelen Camargo Gonschorovski - Jornalista/ MTB 52273SP
Um dos autores, vereador Carlinhos Vila
Crédito: Suelen Camargo Gonschorovski

Vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 061/2021, que concede o nome de antigos moradores de Faxinal a quatro ruas do Conjunto Residencial Rodolfo Canhette. A medida passou por segunda e última votação durante a 34ª sessão ordinária, que ocorreu no dia 6 de dezembro. 


A autoria é dos vereadores Carlos Alberto de Sales (MDB) – Carlinhos do Cantinho do Coração, Carlos Henrique Dias Batista (MDB) – Carlinhos Vila, Marcela Carvalho Rodrigues (PSL), Ozias Marcelino de Souza (PSL) e Sueder Martins de Souza (MDB). 


Por iniciativa do vereador Carlinhos Vila, a Rua Projetada 1 recebe o nome de Otávio Lourenço. O homenageado nasceu em 13 de março de 1934, em Imbituva (PR). Chegou em Faxinal no ano de 1956. Casou-se com Adelaide Prestes Lourenço, com quem teve cinco filhos: Rosangela Márcia Lourenço, Silmara Lourenço, César Luiz Lourenço, Cláudia Lourenço e Daiane Cristine Lourenço. Otávio Lourenço era topógrafo/agrimensor. Foi convidado pelo então prefeito Expedito Zanotti para auxiliar Alberto Barthels no projeto da cidade de Faxinal. Dedicou toda a sua vida à profissão, com atuação importante na formação de bairros como o Jardim Santa Helena, que recebeu o nome da sua mãe, Helena Hass, além do Jardim Los Angeles e Jardim Araci. Também foi nomeado perito judicial do Fórum de Faxinal, trabalhou no Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e na usina de Itaipú. 


Outra via denominada foi a Rua Projetada 2, que passa a se chamar Laurentino de Araújo Pereira. A iniciativa é da vereadora Marcela. O homenageado nasceu em 5 de setembro de 1953, no Município de Faxinal (PR). Casou-se com Maria Bonfim Pereira, com quem teve um filho, Marcelo de Araújo Pereira. Laurentino foi funcionário público municipal, atuando como operador de máquina niveladora por 27 anos. Dessa forma, contribuiu significativamente com o desenvolvimento e crescimento de Faxinal.


O vereador Carlinhos do Cantinho do Coração indicou o nome de Genipo José dos Santos à Rua Projetada 3. O homenageado nasceu em 26 de março de 1933, no município de Cerro Azul (PR). Mudou-se para Faxinal em 1952. Casou-se com Cenira Moreira dos Santos, com quem teve seis filhos: Francisco dos Santos, Alex dos Santos, Dina M. S. Campos, Aelço Aparecido dos Santos, Amauri dos Santos e Marcos Gerônimo dos Santos. Segundo o vereador autor, ele foi lavrador, atuou como inspetor e conquistou muitas amizades.  “Era muito conhecido na cidade. Tinha prazer pela vida e sempre transmitia muita alegria”.


A Rua Projetada 4 torna-se Rua Acyr Alves Cordeiro, conforme sugeriram os vereadores Ozias e Sueder. Acyr nasceu em 11 de dezembro de 1953, em Cerro Azul (PR). Mudou-se para Faxinal durante a sua infância, com os seus pais, Sebastião Batista Cordeiro e Belina Alves Ferreira. Casou-se com Maria Aparecida de Camargo Cordeiro em agosto de 1974, com quem teve quatro filhos: Neudes Alves de Camargo Cordeiro, João Carlos de Camargo Cordeiro, Paulo Cesar de Camargo Cordeiro e Silmara de Fátima de Camargo Cordeiro. Foi membro da Igreja Congregação Cristã do Brasil (CCB) e empresário no ramo de pavimentação com paralelepípedos e poliédricas. Em Faxinal, desenvolveu serviços de pavimentação com pedra paralelepípedo na Vila Velha e Vila Nova, Cemitério Cristo Redentor, estrada que liga Faxinal à Vila Imperatriz, antigo calçadão central, estrada das Três Barras, entre outros locais. Também realizou diversas obras no setor privado, como a pavimentação da empresa Adram de Faxinal e Mauá da Serra, além do pátio do Posto do Trevo, entre outros. 
 

 
 Galeria de Fotos
Um dos autores, vereador Carlinhos Vila Um dos autores, vereador Carlinhos do Cantinho do Corao Entre os autores, vereadora Marcela Um dos autores, vereador Ozias Um dos autores, vereador Sueder
 
 Outras Notícias
» PL instiui Ecopontos para destinação correta de resíduos
» Indicações aprovadas na 9ª sessão ordinária
» Vereadores apresentam indicações e requerimentos na 9ª ordinária
» Indicações aprovadas na 8ª sessão ordinária
» Indicações e requerimentos apresentados na 8ª ordinária
» Presidente Sueder comenta sobre atividades na nova sede da Câmara
VER TODAS
 
VEREADORES

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda a sexta das 9:00hs às 11:00hs e das 13:00hs às 17:00hs

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 19/04/2024 10:26:18